Cadastro Técnico Multifinalitário da Geopix chega a Pernambuco

06/10/2017
ACS/Paulista-PE
O contrato foi assinado pelo Secretário de Paulista-PE, Robertinho Couto (E) e o Diretor da Geopix, Luiz Fernando Lozi (D)

A tecnologia da Geopix chegou ao estado de Pernambuco. Na próxima semana, a empresa inicia os trabalhos para execução do Cadastro Técnico Multifinalitário no município de Cidade do Paulista, litoral de Pernambuco. A solenidade de assinatura da ordem de serviço foi realizada na tarde desta quinta-feira (5/10), no auditório do SENAC e contou com a presença de vereadores, empresários, secretários municipais e servidores da Prefeitura.

Para viabilizar o trabalho, a Prefeitura do Paulista vai empregar recursos do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), do BNDES. O programa é destinado à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, a modernização da administração tributária e a qualificação do gasto público nos municípios.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Robertinho Couto, a iniciativa, coloca Paulista no cenário mundial como uma das cidades inteligentes. “Todos sabem que a informação é a base de tudo. Por isso, com o uso dessa tecnologia, nós, gestores do município, poderemos tomar decisões com muito mais precisão para poder planejar a cidade em diversas áreas. E o mais importante é que esse banco de dados será sempre nosso, colocando Paulista em um patamar diferenciado em relação às grandes cidades no mundo”, enfatizou o secretário, que no ato representou o Prefeito Júnior Matuto.

O Diretor Técnico da Geopix do Brasil, Luiz Fernando Lozi destacou os benefícios que serão remetidos ao município. “Um exemplo disso é que a prefeitura terá sempre à mão informações importantes como o tipo de solo de um determinado terreno, identificação de áreas propensas a inundações ou desmoronamentos e áreas de maior incidência de endemias, além dos setores da cidade com maior índice de violência, e outras ocorrências. O bom é que a própria imagem vai dizer qual a melhor alternativa para aquele local, o quanto precisa ser investido e os impactos para o entorno”, explicou.

O Cadastro Técnico Multifinalitário, como o próprio nome já diz é um conjunto de informações que podem ser aplicadas a muitos fins. Uma base de dados única, dotada de mapas integrados, imagens aéreas e o banco de dados do município. Em muitas cidades, é natural que haja diferenças entre a área real construída e a base de dados informada à prefeitura. Com o Geoprocessamento pode-se confrontar e organizar essas informações e transformá-las em resultados.

As etapas do Cadastro Técnico Multifinalitário incluem o levantamento a partir de fotos aéreas, mapeamento urbano básico e implantação de Softwares específicos para o geoprocessamento e treinamento de servidores municipais.

MAIS NOTÍCIAS

Geopix apresenta estudo sobre Lotes vagos em Goiânia

A partir da fotointerpretação de imagens aéreas obtidas em 2016, somadas a informações do cadastro imobiliário do município, a Geopix mapeou detalhadamente as 16 regiões de Goiânia, concluindo que pouco mais de 14% dos lotes encontrados estão vagos.

Servidores do Rio Grande do Sul recebem capacitação em SIG

O intuito do encontro é a capacitação dos profissionais que serão responsáveis pela operação da Plataforma SIG (Sistema de Informação Geográfica) que será utilizado na manipulação dos dados entregues aos municípios.

Cadastro Técnico Multifinalitário da Geopix chega a Pernambuco

O Cadastro Técnico Multifinalitário, como o próprio nome já diz é um conjunto de informações que podem ser aplicadas a muitos fins. Uma base de dados única, dotada de mapas integrados, imagens aéreas e o banco de dados do município.
(Site URL: http://geopix.com.br)
(Artigo URL: http://geopix.com.br/cadastro-tecnico-multifinalitario-da-geopix-chega-a-pernambuco/)