AGM institui Programa de Melhoria da Arrecadação Municipal

16/07/2015
Acervo Web
As ferramentas de geoprocessamento proporcionam informações precisas acerca das coordenadas geográficas

Foi publicada no Diário Municipal de Goiás a Resolução nº 001/2015 da Associação Goiana de Municípios (AGM), que institui o Programa de Melhoria da Arrecadação Municipal – PMAR. Por meio dele, a AGM quer auxiliar os Municípios filiados na ampliação da arrecadação própria e no combate à evasão fiscal, por meio da organização, atualização e informatização do Cadastro Técnico Imobiliário.

O PMAR possibilita ainda que municípios filiados tenham acesso às imagens georreferenciadas de seus territórios. Com isso, o prefeito tem a sua disposição uma imagem muito mais detalhada sobre a extensão territorial e a distribuição espacial de seu município. Diferente da imagem aérea, por exemplo, que é estática, as ferramentas de geoprocessamento proporcionam informações precisas acerca das coordenadas geográficas. Esses dados podem ser utilizados na implantação dos serviços de topografia, esgotamento sanitário, abastecimento de água, pavimentação de vias, drenagem, entre outros.

Para fazer o download de sua imagem georreferenciada, os municípios filiados devem acessar o site www.agm.geopix.com.br e, no endereço eletrônico, podem solicitar login e senha para baixar o arquivo. O documento também está disponível no site da AGM, por meio do ícone geoprocessamento. Com essa ferramenta, a AGM fará de Goiás o primeiro Estado georreferenciado no País.

“Essa é uma inovação muito importante para a gestão municipal e é o primeiro programa desse tipo no País. Com esses dados, o prefeito pode fazer uma administração muito mais exata, sabendo onde se localiza cada família e cada coisa em seu município, tornando a ação governamental mais ágil e precisa. Esses dados serão aliados para a boa gestão municipal e também podem ser usados para atender as demandas de saúde e educação, fazendo o diagnóstico dessas áreas por regiões geográficas no município”, afirmou o presidente da AGM, Cleudes Baré Bernardes.

O presidente da AGM destaca ainda que, em um momento de severa crise financeira, a ferramenta deve proporcionar o aumento da arrecadação, tornando os municípios um pouco mais independentes das transferências constitucionais.

 

Fonte: http://www.dm.com.br/cotidiano/2015/07/agm-institui-programa-de-melhoria-da-arrecadacao-municipal.html

MAIS NOTÍCIAS

Geopix apresenta estudo sobre Lotes vagos em Goiânia

A partir da fotointerpretação de imagens aéreas obtidas em 2016, somadas a informações do cadastro imobiliário do município, a Geopix mapeou detalhadamente as 16 regiões de Goiânia, concluindo que pouco mais de 14% dos lotes encontrados estão vagos.

Servidores do Rio Grande do Sul recebem capacitação em SIG

O intuito do encontro é a capacitação dos profissionais que serão responsáveis pela operação da Plataforma SIG (Sistema de Informação Geográfica) que será utilizado na manipulação dos dados entregues aos municípios.

Cadastro Técnico Multifinalitário da Geopix chega a Pernambuco

O Cadastro Técnico Multifinalitário, como o próprio nome já diz é um conjunto de informações que podem ser aplicadas a muitos fins. Uma base de dados única, dotada de mapas integrados, imagens aéreas e o banco de dados do município.
(Site URL: https://geopix.com.br)
(Artigo URL: https://geopix.com.br/agm-institui-programa-de-melhoria-da-arrecadacao-municipal/)