Piauí avalia implantação de modelo inovador de georreferenciamento

19/04/2017
Jorge Bastos (ACS/PI)
A iniciativa foi apresentada como o que há de mais moderno em tecnologia de georreferenciamento no Brasil.

O governador do Piauí, Wellington Dias recebeu, em audiência nessa terça-feira (18), o consultor Olavo Noleto, do Fundo Ambiental, e os gestores das secretarias de Estado da Fazenda, Administração e Previdência, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além de representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

Na oportunidade, foi apresentado ao governador um projeto inovador de georreferenciamento de cadastro técnico de multifinalidades. Segundo o engenheiro Luiz Fernando Lozi, representante da empresa Geopix, responsável pelo projeto, a iniciativa é o que há de mais moderno em tecnologia de georreferenciamento no Brasil.

“Nós estamos falando de atualização cadastral urbana e rural de alta precisão e a baixo custo. Ao invés de nós termos uma equipe no campo realizando o trabalho de levantamento, a gente consegue fazer uma imagem com uma resolução de 10 centímetros e um perfilhamento a laser com quatro pontos por metro quadrado, identificando volumetria e confrontação de todos os imóveis urbanos e rurais a partir dessa tecnologia”, explica Luiz Fernando.

O objetivo do Estado é buscar alternativas que auxiliem no trabalho de regularização fundiária, como afirma o governador Wellington. “A partir de experiências já praticadas no estado de Goiás, é possível termos mecanismos mais ágeis e que vão além daqueles serviços de pura regularização. É possível trabalhar de forma integrada com o Incra, integrada com os municípios e promover a regularização urbana e rural”, destaca Dias.

Outro aspecto debatido foi a criação de fundo ambiental capaz de permitir, a partir da certificação de florestas em pé, em nome do Estado, ter a condição de título que possa gerar receitas para o governo estadual. A perspectiva é de que o governador, com a minuta de um decreto, envie o projeto de lei à Assembleia Legislativa.

 

Por: Pablo Cavalcante
Fonte:  http://www.pi.gov.br/materia/ccom/estado-avalia-implantacao-de-modelo-inovador-de-georreferenciamento-533.html

MAIS NOTÍCIAS

Geopix apresenta estudo sobre Lotes vagos em Goiânia

A partir da fotointerpretação de imagens aéreas obtidas em 2016, somadas a informações do cadastro imobiliário do município, a Geopix mapeou detalhadamente as 16 regiões de Goiânia, concluindo que pouco mais de 14% dos lotes encontrados estão vagos.

Servidores do Rio Grande do Sul recebem capacitação em SIG

O intuito do encontro é a capacitação dos profissionais que serão responsáveis pela operação da Plataforma SIG (Sistema de Informação Geográfica) que será utilizado na manipulação dos dados entregues aos municípios.

Cadastro Técnico Multifinalitário da Geopix chega a Pernambuco

O Cadastro Técnico Multifinalitário, como o próprio nome já diz é um conjunto de informações que podem ser aplicadas a muitos fins. Uma base de dados única, dotada de mapas integrados, imagens aéreas e o banco de dados do município.
(Site URL: https://geopix.com.br)
(Artigo URL: https://geopix.com.br/estado-do-piaui-avalia-implantacao-de-modelo-inovador-de-georreferenciamento/)